Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Olá, pessoal!


O tema de hoje será sobre algo que já vem ocorrendo nos últimos tempos: a mudança do papel da mulher na sociedade. Como todos já sabem antigamente o papel da mulher se restringia somente a cuidar dos filhos e da casa. 


Entretanto, hoje em dia vivemos numa sociedade onde a função da mulher não se resume a educar os filhos e cuidar do lar. Vai muito além disso: elas passam a ter projetos pessoais e profissionais e autônomos e, muitas vezes, uma dupla jornada de trabalho, porque as tarefas domésticas ainda fazem parte de sua responsabilidade. Com esse novo ritmo, ocorre uma mudança na estrutura e na organização da família tradicional. Deste modo, os valores da educação começam a se modificar e, os filhos passam a ter maior autonomia devido ao fato de suas mães passarem a maior parte do dia trabalhando.


É aí que surge um conflito de sentimentos que ocorre com a maioria das mulheres que não podem disponibilizar tantas horas para darem atenção aos seus filhos. Então lá vem a pergunta: será que estou educando meu filho de forma correta ou estou sendo uma mãe ausente? 


No meu ponto de vista acredito que quando se trata de educação, não existe certo ou errado. Tudo depende de como a mãe administra esse tempo que ela tem disponível com seus filhos. Conheço mães que trabalham o dia inteiro e, quando chegam em seu lar, dedicam-se nem que seja algumas horinhas para dar atenção e carinho que seus filhos necessitam. Sempre acreditei que o importante não é a quantidade de horas e sim, a qualidade. 


Você mãe que está aí do outro lado da tela do computador se sentindo com remorso de deixar seus filhos muitas vezes com as avós ou com uma babá ou, até mesmo, em uma creche, pode ser que tudo seja difícil no início. Porém, é passageiro: no futuro certamente eles reconhecerão todo esforço que foi feito para que tenham uma vida e educação melhor. Mesmo que no primeiro momento não fique evidente, isso também é uma demonstração de amor.


Para fechar o post, vou colocar uma música que eu amo. A música é uma parceria de Marisa Monte com Julieta Venegas. Confiram!




Boa semana!


Beijinhos!

3 comentários:

  1. Adorei esse tema porque passo por esse dilema sempre. Obrigada por fazer com que eu me sinta mais leve. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hannah,
    Adoro o jeito que vc escreve no blog, te acho uma garota incrível. Seu defeito é que você não percebe que eu existo! Te adoro muito!
    Beijão,
    De seu admirador secreto.
    Ps- será que você não desconfia quem sou eu?!

    ResponderExcluir
  3. AMEI o post... muito bem escrito, e muito real! parabéns por trazer sempre temas diferentes e interessantes... tenho certeza que seu blog só crescerá cada vez mais!!! beijinhos

    ResponderExcluir

Regras:
- Comentários racistas que infrinjam os Direitos Humanos, serão excluídos.
- É proibido o uso de xingamentos ou ofensas.

P. S. : Os comentários não refletem as opiniões do editor. Críticas são bem vindas, portanto, utilize o espaço com inteligência, bom senso e sabedoria.