Como conciliar aprendizado com tecnologia?
Na contemporaneidade nota-se cada vez mais que é necessário termos noções básicas de tecnologia. A cada dia percebemos que os jovens estão cada vez mais familiarizados com os avanços do mundo.
O profissional de hoje em dia necessita de um preparo uma vez que as exigências no mercado de trabalho estão aumentando em relação a antigamente: nos dias atuais é necessário ter graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possuir apenas graduação não basta: o profissional que se limita em apenas formação superior poderá perder sua vaga de emprego para outra pessoa que já possui até mesmo um mestrado ou doutorado. Quanto mais o profissional estiver atualizado e qualificado, mais chances de crescimento ele terá no mercado.
Devemos ressaltar que as exigências não se encontram apenas na formação acadêmica e sim, na formação tecnológica. Pois bem, imaginemos um professor altamente qualificado mas, que infelizmente não possui conhecimento algum nas áreas de informática e afins: certamente ele terá que aprender por necessidade através de cursos e especializações para não ficar ultrapassado.
Hoje em dia os jovens não tem paciência para esperar. Toda informação, seja ela necessária ou desnecessária, chega em apenas alguns segundos por celular, e-mail ou afins. Os educadores devem ter uma pitada indispensável de bom senso e sabedoria para aprender a lidar com a tecnologia da melhor maneira possível. Tendo em mente que os jovens de hoje possuem mais impulsividade, impaciência e agitação, os pedagogos devem administrar as aulas de uma forma que os alunos sintam-se dentro da realidade que os rodeia no cotidiano.
Sendo assim, realmente a tecnologia é capaz de propiciar benefícios como focar a atenção dos alunos, facilitar o aprendizado e compreensão de leitura virtual (sem necessidade de imprimir milhares de folhas). De nada adianta o aluno ter um ipad de última geração se não possui habilidades como: saber ler, identificar a ideia principal, perceber detalhes (até mesmo os minuciosos), relacionar com os fatos do cotidiano e, assim, tirar conclusões.
Todos nós, independente do nível de conhecimento de tecnologia e geração que vivemos, não nascemos prontos para o mundo. Segundo o provérbio de Sócrates “Só sei que nada sei”, devemos ser humildes o suficiente para acreditar que sempre temos algo novo a aprender. Quem não está aberto para aprender e julga saber tudo, na verdade não sabe nada e, obviamente, não consegue aprender e fecha-se no seu mundinho limitado de mesmices e falta de novidades. Quando temos consciência da ignorância somos capazes de abrir o coração para ouvir, ler, viver e, finalmente, aprender.
Quando foi mencionada no parágrafo anterior a expressão "fechar-se num mundinho", podemos nos deparar com duas situações contrapostas: aquele que fica sozinho com seu iphone e não se relaciona com os demais que estão por perto e, por fim, o outro que não quer se dar conta que as inovações tecnológicas podem facilitar nossas vidas. Do mesmo modo que a internet pode afastar pessoas, ela também pode ocasionalmente aproximar muitos seres distantes.
Por fim, deve-se ressaltar e jamais deixar de lado o fato que tais extremos podem nos trazer males: a alienação- em ambos aspectos- nos impedem de um crescimento pessoal para conhecer o mundo que vem se transformando conforme as necessidades, exigências e ambições do ser humano.
Quando foi mencionada no parágrafo anterior a expressão "fechar-se num mundinho", podemos nos deparar com duas situações contrapostas: aquele que fica sozinho com seu iphone e não se relaciona com os demais que estão por perto e, por fim, o outro que não quer se dar conta que as inovações tecnológicas podem facilitar nossas vidas. Do mesmo modo que a internet pode afastar pessoas, ela também pode ocasionalmente aproximar muitos seres distantes.
Por fim, deve-se ressaltar e jamais deixar de lado o fato que tais extremos podem nos trazer males: a alienação- em ambos aspectos- nos impedem de um crescimento pessoal para conhecer o mundo que vem se transformando conforme as necessidades, exigências e ambições do ser humano.
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