Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O poder da mídia



A mídia é manipuladora? Pois bem, sabemos que por trás de toda informação transmitida pelas emissoras de TV, rádios e jornais podemos observar que existem interesses meramente capitalistas. 

Apesar de a mídia tentar mostrar a impressão de que é imparcial ao passar notícias à população, fica evidente que de fato isso não ocorre. Na teoria a finalidade dos jornais de televisão é relatar os fatos que ocorrem no mundo. Entretanto, infelizmente podemos perceber que na prática tal intenção é completamente diferente: transmitir dados à população de forma que não venha a comprometer e/ou prejudicar os interesses corporativos. Deste modo, torna-se fácil sermos manipulados.

Para analisarmos o poder da mídia é necessário termos em mente quais estratégias são utilizadas para "moldar" e massificar a linha de pensamento de uma grande parcela da população. Tais táticas consistem em: 

Observem na imagem acima que a marionete representa a figura do povo que é facilmente manipulada pelos meios de comunicação.


Todavia, o fato que tem me preocupado muitíssimo é que no Brasil temos um povo cuja grande maioria não possui formação, conhecimento e informações suficientes e, consequentemente, essas pessoas tornam-se vulneráveis a serem influenciados pela mídia.

Deste modo, concluímos que o êxito da manipulação por parte dos meios de comunicação depende diretamente de dois fatores imprescindíveis: os interesses (resultados desejados) e a hierarquia (posição de poder). 

A seguinte frase abaixo descreve toda a intenção do meu texto:

"Para convencer o povo a entrar na guerra, basta fazê-lo acreditar que está sendo atacado."


Josef Goebbels





2 comentários:

  1. gostei muito do texto!!

    muito bem bolado!

    bem interessante

    continue assim!

    shabat shalom
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada! Shabat Shalom! Beijinhos

      Excluir

Regras:
- Comentários racistas que infrinjam os Direitos Humanos, serão excluídos.
- É proibido o uso de xingamentos ou ofensas.

P. S. : Os comentários não refletem as opiniões do editor. Críticas são bem vindas, portanto, utilize o espaço com inteligência, bom senso e sabedoria.